Injetáveis
Medicamento injetável para cachorro
O medicamento injetável para cachorro é administrado nos pets por meio de injeção e possui ação quase imediata, pois seu contato com a corrente sanguínea se dá em um brevíssimo intervalo.
Este é um procedimento bastante sério e que envolve diversos riscos, já que o animal pode apresentar reação alérgica aguda e necessitar de uma rápida intervenção veterinária para não vir a óbito.
Por isso, é de extrema importância que você JAMAIS aplique uma injeção no seu bichinho de estimação sem a autorização, recomendação e instrução do médico veterinário, mesmo em casos de remédio injetável para pulgas e carrapatos.
Tipos de medicamento injetável para cachorro
Existem medicamentos injetáveis para cachorro indicados em casos de náuseas e vômitos, antibióticos que combatem enfermidades infecciosas de cães, infestações parasitárias, polivitamínicos que estimulam o apetite e o ganho de peso, anti-inflamatórios e analgésicos para alívio da dor e inflamação de cães, inibidores de cio, vacinas e muitos outros.
Se por algum motivo o veterinário lhe deu a missão de aplicar injeção no seu cachorro, verifique antes se a seringa e agulha fornecida condiz com o tipo de remédio a ser administrado.
Lembrando que para não colocar a vida do seu pet em jogo é imprescindível que a injeção seja prescrita por um veterinário.
Principais vias de injeção para cachorro
A aplicação de um medicamento injetável para cachorro pode ser realizada pelas vias intramuscular, intravenosa ou subcutânea, o que vai depender do tipo de medicamento aplicado.
Pela via intramuscular o remédio é depositado no músculo possuindo rápida absorção, já que a área é bem vascularizada, e geralmente também menos dolorida, uma vez que a região possui menos enervação.
Pela via intravenosa o líquido é liberado diretamente na corrente sanguínea por meio das veias superficiais do cãozinho. O efeito do medicamento injetável para cachorro intravenoso é imediato e uma vez que foi injetado não poderá ser retirado.
Esta é considerada a via mais perigosa. Uma vez que o paciente apresente alguma reação ele necessitará de atendimento veterinário imediatamente, por isso toda responsabilidade e cuidado é pouco nessa hora.
Outra via de injeção para cachorro é a subcutânea, onde o líquido é liberado sob a pele do animal de estimação. Por ser uma região menos vascularizada e rica em nervos a absorção do medicamento é mais lenta.
A via subcutânea é o tipo de injeção administrada por quem tem um cachorro diabético em casa, que precisa tomar insulina diariamente, por exemplo.
Como aplicar injeção em cachorro?
A primeira dica é deixar o medicamento pronto e não deixar o pet ver a seringa. Na hora de aplicar o remédio coloque o animal sobre uma mesa.
É importante que ele esteja com a guia nessa hora, caso seja necessário contê-lo. Tenha alguém que segure a guia enquanto você aplica a injeção.
Em qualquer tipo de injeção para cachorro é importante utilizar apenas materiais esterilizados e desinfetar a área onde a injeção será aplicada com álcool 70%.
No caso de uma injeção subcutânea faça um leve aperto na pele do animal puxando-a para cima e injete a medicação rapidamente.
No caso de uma injeção intramuscular o mais comum é aplicar na região do músculo da coxa. Faça um leve aperto na área e introduza a seringa com o líquido.
Para atingir o objetivo terapêutico esperado, com eficiência e segurança, peça que o veterinário faça uma demonstração para você antes de iniciar o tratamento em casa.
Observe atentamente se o cão demonstra algum tipo de reação. Caso isto ocorra ligue imediatamente para o médico veterinário.
Precisou de medicamento injetável para cachorro? Na Portal dos Bichos você encontra antibióticos, anti-inflamatórios, vitaminas e inibidores de cio com os melhores preços!